top of page
Fundo .png
Foto do escritorLacerda Gama Advogados

Receita Federal e PGFN lançam editais de transação com novas oportunidades de regularização fiscal

Setor: diretos e indiretos


A Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicaram os três primeiros editais de transação por adesão no âmbito do Programa de Transação Integral (PTI). A iniciativa visa à regularização de litígios tributários relevantes.


Os editais abrangem teses que já vêm sendo discutidas nos âmbitos administrativo e judicial, como o ágio fiscal (edital nº 25/2024), a tributação sobre insumos da Zona Franca de Manaus (edital nº 26/2024) e questões relativas à participação nos lucros, stock options e previdência complementar (edital nº 27/2024).


As condições especiais para pagamento compreendem descontos que variam entre 65% e 25% sobre o valor total do débito, condicionado à prévia conversão em renda dos valores depositados em juízo. O parcelamento dos saldos remanescentes compreende, em todas as hipóteses, uma entrada (entre 30% e 10%) e parcelas entre 12 e 60 meses.


Além disso, os editais admitem a utilização de prejuízo fiscal para quitação do saldo remanescente, após a aplicação do desconto, também de forma escalonada entre 10% e 20%, de acordo com a opção eleita pelo contribuinte.


Ainda, como de praxe, a adesão ao acordo exige a desistência das impugnações e recursos administrativos, bem como das ações judiciais. A adesão poderá ser realizada até 30 de junho de 2025.


Os editais nº 25/2024, 26/2024 e 27/2024 estão divulgados no site oficial da PGFN, que também abriu consulta pública até 31 de janeiro de 2025 para regulamentar novas fases do programa.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Receba nossas publicações

Obrigado pelo envio!

bottom of page