top of page
Fundo .png
Foto do escritorLacerda Gama Advogados

STJ dispensa pagamento de honorários de sucumbência para empresa que aderiu a parcelamento

Setor: Diretos e Indiretos


No julgamento do Recurso Especial n. 2.075.544/MG, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o contribuinte não pode ser condenado ao pagamento de honorários de sucumbência ao desistir dos embargos à execução fiscal em razão de sua adesão ao programa de parcelamento.


No caso, o contribuinte havia apresentado embargos à execução fiscal para contestar a cobrança de débitos de ICMS. Posteriormente, ao aderir a um programa de parcelamento de débitos, solicitou a desistência da referida ação.


Em seu voto, o Ministro Relator, Francisco Falcão, argumentou que, nessa hipótese, a imposição de verba honorária quando da extinção da execução fiscal ou dos embargos à execução configuraria bis in idem, ou seja, a aplicação de duas penalidades pelo mesmo fato.


Os demais ministros acompanharam o voto relator, destacando que a jurisprudência do STJ se opõe à imposição de verba sucumbencial quando já há previsão de pagamento de honorários advocatícios na esfera administrativa, isto é, no momento da adesão ao parcelamento.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Receba nossas publicações

Obrigado pelo envio!

bottom of page